sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Primeiro Projeto: Us and Them


Nas férias de Verão do ano 2015 decidi, com tanto tempo livre realizar um projeto pessoal de Ilustração. Criei um conceito na minha cabeça: O corpo humano com o universo e a natureza, como se fundissem. Gostei muito de o fazer e até fiquei orgulhosa com os resultados. É o meu primeiro projeto oficial apenas meu e minimamente formal. É um conjunto de seis desenhos, a caneta de tinta-da-china, grafite, aguarela e lápis de cor aguareláveis. As cores dominantes são azul, cor de rosa, roxo e preto, as cores que mais gosto de ver em mistura. 







Este foi o primeiro desenho. Fi-lo espontaneamente, sem pensar em qualquer seguimento de desenhos ou sequer num projeto, mas depois a minha mente bombardeou ideias e do que poderia partir deste desenho e do que este me transmitiu. Portanto, dei-lhe um título. Us and Them. Nós e Eles. Nós, os humanos e Eles, o Universo e o Natural.


Este é o meu preferido, sem dúvida. Acho que os pés ficaram muito elegantes e bem desenhados (estou a elogiar o que faço, raro). Quando finalizei os pés não gostei de os ver vazios, só contorno. Mas acrescentar grafite sombreada também não me agradou. Então desenhei contornadamente por dentro até colidir. E fiquei satisfeita porque parece madeira. Isto dá logo imensas possibilidades de análise. Mas não explicarei, deixarei isso para vocês. Para mim, a arte é um mistério e gosto de absorvê-la à minha maneira, não gosto que mo obriguem a analisar e interiorizá-la de determinada maneira. Continuando, o que os pés pisam é uma ideia de relva com universo. E o local em que os pés pisam, deixei em branco, propositadamente. Porquê? Bastante óbvio, penso eu.


Este parece a Angela do American Beauty (belo filme, já agora) mas nem pensei nisso, isto foi pura imaginação e criação minha, mas parece mesmo! O que mais gostei de fazer neste desenho foi sem dúvida o cabelo. Porque o suposto universo floreado tornou-se bastante aborrecido.


Este é bastante óbvio. Desenhei um mundo num rosto imaginado. Afinal, todos os seres humanos são um mundo.


Este é o que gosto menos, mas também faz parte. Não fiquei satisfeita com a posição corporal e até acho que esteja um pouco irreal, mas visualmente, não me aborrece. Este é o único que possui grafite.


Gostei muito deste mas depois arruinei-o com aguarela preta à volta da mão. Mas gostei tanto da mão, fiquei tão satisfeita com o desenho que não fui capaz de o deixar fora do projeto. Analisem à vossa maneira.

Sem comentários:

Enviar um comentário