sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Expressar o Inexpressável: A Maldição de ser INFJ

Existem 16 diferentes personalidades que caracterizam, de um modo geral, os seres humanos, inserindo-os em 4 categorias: como recebemos energia (Extrovert, Introvert ), como lidamos com a informação (Intuitive, Observant), como tomamos decisões (Feeling, Thinking), e como organizamos a nossa vida (Prospecting, Judging). Para descobrirem o vosso type, façam o teste neste link:  http://www.16personalities.com/free-personality-test

Estudei bastante isto, para saber se é verosímil e de confiança, ou se é apenas daqueles testes da treta que há na Internet. Mas de facto, é muito interessante e muito verdadeiro, pelo menos, o resultado que me deu até me emocionou por ser "tão eu". E, se se sentem incompreendidos, façam.

Aquelas palavras referidas no primeiro parágrafo são as que originam os tais types. I-Introvert. E-Extrovert, N-Intuitive, O-Observant, F-Feeling, T-Thinking, P-Prospecting, J-Judging. A imagem seguinte talvez explique estas palavras melhor que eu:

                                                                                       

Como podem ver, INFJ é o pior type de todos e obviamente, é o meu. E como lidar com isto? Não é possível. Se gostava de ser outro ser? Oh, adorava. Ser INFJ é uma maldição. Mas claro, os INFJ's não são iguais. Há uns menos introvertidos que outros, e vice versa, mas, no geral, é horrível, pelo menos, o meu INFJ é muito agressivo. É um sofrimento diariamente. Desde que soube que sou INFJ que me sinto melhor, é verdade, fui mais ou menos compreendida.

Os INFJ's são os incompreendidos, os sensíveis, os que aparentam confiantes, extrovertidos, mas na verdade, os inseguros e solitários e tristes com a vida. E o pior defeito? Acharem que têm razão em TUDO, e acharem ser superiores. E serem extremamente sensíveis e sentimentais.


Então qual é o type ideal? Bem, isso depende da opinião de cada um. Na minha opinião, um Introvertido é mais interessante que um Extrovertido, porquê? Porque sabe estar sozinho e gosta de estar sozinho, explorando as suas capacidades e interesses. Mas sê-lo não é bom. Não conseguir expressar-me, estar descontraída perante um grupo de pessoas, é odiável. Afasto as pessoas sem dar conta. Porquê? Porque fujo. Fujo das pessoas, das palavras, de encontros. Simplesmente, não consigo lidar com outros seres humanos. Mas adoro-os. O ser humano é tão complexo, um pequeno universo, mas ao mesmo tempo tão temível. Enfim. Continuando, os Intuitivos são mais sensíveis e atenciosos que os Observadores. Os observadores são aqueles que acreditam somente na razão e na informação. Os Intuitivos seguem-se pelas suas intuições, sentimentos, emoções e nas suas opiniões. O que é de facto mais interessante. Ser Feeling, é detestável e uma maldição assombrante. Ser sentimental em tudo é mau. Muito mau. Há situações boas claro, na vida pessoal ser uma pessoa Feeling é excelente, são pessoas mais sensíveis, amigas, ouvintes, pressentem a tristeza e são os melhores amigos. Mas na vida profissional? Levam as críticas, os insultos e tomam as decisões de acordo com os seus sentimentos e, frequentemente, com os sentimentos dos outros. Já o Thinking é o racional, segue-se pela lógica, pelo cérebro. É melhor, talvez? Mas isso significa frieza? Os Thinking que eu conheço são um pouco frios e insensíveis, seguem-se pela lógica, desvalorizando os seus sentimentos e os dos outros, mas provocará isso sofrimento? Não sei, não sei o que é ser Thinking. Honestamente, toda eu sou sentimentos e emoções e lágrimas, portanto não vou estar aí a inventar coisas! Os Prospecting são as pessoas que mais me enervam, claramente. São os espontâneos, os desorganizados, os não-pontuais e os "estou-me nas tintas". Maior parte dos meus amigos são P, o que me faz esperar sempre por eles quando combinamos alguma coisa. Ou fazem noitadas a estudar e a fazer trabalhos porque não se organizam. São uns chatos. O Judging têm um lugar especial no meu coração, porque organizam-se e chegam a horas e não me fazem esperar eternidades por eles. Mas graças ao meu prazer pela leitura, esperar não é tão infernal, porque tenho livros que me acompanham nesses momentos de solidão.

Agora que já expliquei um pouco sobre as personalidades, vou falar sobre a mais rara de todas, a minha (infelizmente) e talvez também a tua. INFJ (Introvert, Intuitive, Feeling e Judging).
Nas frases seguintes podem ver as principais características de um INFJ.
Eu quase que chorei a ler estas frases. Porque a minha pessoa está resumida aí.


                                                       
                                                            
Um INFJ é aquele extremamente sensível, que pode alterar a sua vida para fazer alguém feliz, mas depois fica na merda (desculpem a expressão). Têm a mania que têm razão em tudo e acham-se superiores (por exemplo, se não sabes quem é o George Orwell, provavelmente viro-te as costas), o que são dois defeitos que me repugnam. E claro, introvertidos e mostram-se enjoados e frios em tudo, mas depois são boas pessoas e choram a ver o Notebook. Ficam entusiasmados com algo durante dois minutos e depois cansam-se. Imaginação muito fértil, mas inútil, porque demasiado preguiçosos para realizar seja o que for (depende do INFJ, o Hitler era INFJ e quase que criou um império e exterminou 6 milhões judeus europeus). Dificuldade em expressar-se (100% a minha pessoa).
Podia escrever um livro sobre ser INFJ (provavelmente 87% do livro seria invenção, tudo da minha imaginação e seria inspirado nas minha personalidade e todos os INFJ's são diferentes). E não sou propriamente estudante da complexidade do ser humano (o que até gostava, acho a mente do ser humano fascinante).

3 comentários:

  1. Olá Inês. Realmente é uma luta diária ser um INFJ. Eu particularmente vivo numa busca por algo que me inspire, algo que me acrescente. E Tudo precisa ser tao agradável e perfeito quanto é em minha mente.

    Nossa intuição é assombrosa, já que conseguimos captar sentimentos de inveja, odio e preconceito só de olhar uma pessoa ou bater um breve papo. Eu mesmo tenho mania de julgar o verdadeiro carater da pessoa (suas motivações), de querer saber pq é assim ou assado. E quando eu saceio essa desejo incontrolável, eu sei se posso ou nao confiar na pessoa. E raramente eu erro.

    Nao sei vc, mas necessito encontrar integridade nas pessoas, alguem que me faça dizer... olha só, ai esta uma pessoa que é formidavel... é um desejo inconsciente de que alguem me surpreenda. Claro que há quem abuse, me decepcione por mostrar ser mau educado ou indelicado em algo (detesto isso). Mas em dias atuais tenho respeitado bem o direito de escolha das pessoas.

    Somos muito sucitíveis a ficar deprimidos, portanto necessitamos ser sinceros conosco em cada ação e aceitar que a pessoa seja de determinada maneira, para poder nos perdoar caso nossa intuição venha a falhar (embora a mente negue que ela erre rs). Nesses momentos um pouco de solidão, um pouco de luto, algumas reflexões e já estou novinho em folha rs. Acredito que o maior mau de sermos assim é que ninguem nunca está a altura do que esperamos, ninguem nunca irá nos compreender pq eu particulamente estou em constante mudança, e nunca, nunca me contento com algo inferior ao que acredito merecer.

    Mas sejamos francos, quem é a pessoa que nao reconheça que um infj é extremamente interessante e original?

    ResponderEliminar
  2. Pelo amor de deus cuidado, o que se escreve por aqui pode ser lido e levado a sério por muitos leitores. Desculpe, texto leviano. A tipologia não define a pessoa, a pessoa define a tipologia. Além disso, ser INFJ eh uma benção, especialmente por conseguir traduzir em palavras conceitos que podem ser a princípio complexos. Pelo amor de deus tomem mais cuidado antes de publicar algo não difamem algo que eh bom e não distorçam a real definição.

    ResponderEliminar
  3. pelo menos n sou a única assim..eu pensei que eu estava sozinha ninguem me compreende

    ResponderEliminar